Monday, December 11, 2006

Como imprimir frente e verso... à mão

Bem, até parece fácil mas, se pensarmos bem na coisa, até nem é. Claro que se o que formos imprimir tiver apenas duas páginas é limpinho!

No fim de gastar muito tinteiro vou aproveitar para escrever aqui para que, da próxima vez que tiver de o fazer, não me voltar a acontecer o mesmo.

Em impressoras que puxam primeiro a folha de cima
1 - imprimir as páginas pares por ordem inversa (no windows há uma opção para reverse printing)
2 - voltar as folhas ao contrário e colocar no alimentador
3 - imprimir as páginas impares pela ordem normal
4 - caso o trabalho tenha um número impar de páginas faltará uma folha em branco no fim

simples não?

Sunday, December 3, 2006

to infinity!!! - o Photoalbum tornou-se multiuser!

Desenhado assim desde o início mas sem nunca ter experimentado.

É bom quando as coisas correm bem. Provavelmente devo-me ter esquecido de contemplar o campo em algum lado mas, assim à primeira vista, nao está mal.

A cobaia foi o "fotografo aparáguas", que eu nao tenho a certeza de quem é e daí o nome. Este forografo ajudou com algumas fotos a fazer a reportagem visual do "passeio aparáguas - 2006". As fotos podem ser visitadas a partir da homepage ou "fotos recentes".

http://photoalbum.aminha.tv/keyw/pedro

Dois posts num dia!

Escrever um URL qualquer maluco e mostrar as fotos era um objectivo que eu perseguia faz algum tempo. Ou seja, para ver todas as que foram tiradas junto à torre de belem nao ter que escrever "http://photoalbum.aminha.tv/worker.aspx?tip=Place&id=75".
Assim sendo piscinei alguma coisita e cá está (os detalhes técnicos vão para o http://aventurasinformaticas.blogspot.com).

Pensei no termo "keyw" (que inovador hum!?!?).

portanto, para fazer um simples find nesta coisa toda que eu tenho para aqui (até hoje - resultado de 2 autores, 81 locais, 72 eventos, 1090 keywords em 4761 fotografias) basta "escrever http://photoalbum.aminha.tv/keyw/qq coisa que queiram procurar" e pumba!

Cumprimentos!

URL rewriting.. ou mais ou menos

Or, at least, kind of...

Sempre me fascinaram aqueles sites que escrevemos http://qqnome.qqdominio.com/ola/ole e ele sabe o que há-de fazer com o olá e o olé e mete isso tudo numa página.

Por exemplo o http://fotothing.com/herrpedro mostra logo a galeria do herrpedro
Acho isto fantabulástico!

Como sou muito muito invejoso (prova provada disto são os insultos que eu faço às pessoas que tem um carro muito melhor que o meu, principalmente se forem do sexo oposto) pensei "tambem quero"

Desabafei com um amigo meu que dá umas voltas nestas coisas e ele disse-me que se chamava URLRewriting. Recebe-se um URL, faz-se um parse maluco, coloca-se o nome de uma pagina qqcoisa.aspx, adiciona-se o ?parametro= + o que vem no url e já está.

Piscinei, vi exemplos de coisas bastante estranhas, todas elas envolven o ficheiro global.asax , outras envolvem o web.config+configuração de um ficheiro dll, e eu, como gosto de atamancar, não fui por nenhuma destas.

Criei o 404.aspx
Fui ao meu fabuluso control panel do tuganet e criei uma custom page para o erro 404-notfound (penso que tambem se pode fazer no web.config mas não tenho a certeza). Fiz o display de umas variaveis que vem no http_header. Descobri que na querystring tambem vem lá o url errado. Fiz o parse e o response.redirect para uma pagina.aspx?param=URLParsado.

E mai nada!

http://photoalbum.aminha.tv/keyw/pedro

Have fun.

Friday, September 22, 2006

Informação da fotografia

A parte de baixo da foto que contem a informação foi re-organizada e ampliada com toda a info que eu consegui ler da fotografia.. ou quase toda.. ou a maior parte....
Bem, digamos que a informação que lá está é a informação que eu, tipicamente procuro nas fotos quando vou espreitar. Penso que está muito completo e tem a vantagem de ser retirada automaticamente e eu nao ter de estar a escrever aquela cena toda!
:)

espero que re-gostem, como diz o outro

Thursday, September 21, 2006

Vamos a votos!

No fim de criarem o login vao poder dar um voto à foto, de "fraca" a "excelente" e, (espetáculo) poderem dizer porque é que deram o voto dessa maneira.

Proximo passo -> mostrar os detalhes técnicos da dita :)

"keep shooting"

Sunday, September 17, 2006

FLickring in photoalbum.aminha.tv

se visitarem http://photoalbum.aminha.tv/views.aspx?tip=Keyw percebem o que é que eu "roubei" do flickr.com. É estranho porque tentei com thumbs todos ao lado uns dos outros (em substituição dos nomes e não teve nada bom resultado (ao contrário do que eu esperava). para quem não está atento (ou seja.. todos menos eu) uma foto pode agora pertencer a vários eventos.
Agora estou entre
- deixar o pessoal votar/comentar a foto
- mostrar toda a info da foto (é mesmo muita)
- o forum
- o GIS (não sabem o que é o GIS!?!?)
- um acrescento de informação ao nivel da keyword, local e evento
tudo isto já tem o espaço guardado na BD desde o inicio e deixa-me mesmo muito contente por ter tido tão poucas alterações à estrutura de dados :)

abraço e espero que gostem.

Tuesday, September 12, 2006

Novidades na navegação na vista de fotografia

A pedido de 50% dos utilizadores registados do photoalbum (ou seja... 1) foram adicionados novos links de navegação.

Estes links são « e » e permitem ver, por ordem cronológica da foto, a foto anterior e seguinte do evento, local, autor ou keyword não sendo assim necessário voltar a pagina de thmbs quando se quer ver um evento todo, por exemplo.

Foi tambem corrigido um bug no link de menu "locais" que dava um erro feiote.

Friday, September 8, 2006

Menu a funcionar

os links por baixo de "fotografia" já funcionam e listam.

por este motivo o "recentes" que era a homepage mudou de sitio e a homepage ficou em obras

nao sei se hei-de ir para os forums e assim os links de cima começariam tambem a funcionar ou se hei-de fazer a parte de manutenção de users e fotografos

nas partes que voces nao tem possibilidade de ver por motivos de sgurança consegue-se alterar o tiulo de uma foto, adicionar ou retirar keyword ou evento, apagar a foto e apagar listas de fotos de keywords e eventos

aos poucos isto vai...

abraço e disfrutem.

RP

Monday, September 4, 2006

.net 2.0 web.config

Não paro de ficar surpreendido com este pequeno ficheiro que acompanha o .Net framework. Fora o que já lá está quando se cria um novo site. A maior parte das coisas é possivel fazer pelo website administration tool que é uma ferramenta html que gere o web.config .

VARIÁVEIS

É possivel definir várias chaves que servem de auxilio à costumização do site. Estas variaveis tem um nome e retornam uma string que pode ser usado para o que quiserem. Coisas do tipo "Email do webmaster" ou "directoria de arranque" quando se etm varias versões.

CONNECTIONSTRINGS

Logo de inicio me agradou ter apenas um local para declarar as connectionstrings sem ter de andar a alterar sempre que "publico" um site (embora, claro, tenha de se ter em atenção para nao se publicar o web.config)

Pode-se ter uma solução mais "engenhosa" que passa por criar uma variavel de sessão e depois adicioná-la ao nome da connectionstring i.e.: o Pc de desenvolvimento chama-se DES e o de produção chama-se PRD. Nas connectionstring pode-se ter uma connstringDES e uma connstringPRD. Quando se for ler chama-se por "connstring" + Session("ambiente").

Adiante...

AUTORIZAÇÕES E AUTENTICAÇÃO

Depois descobri o "authentication" e o "authorize".
O 1º Pode ser
Windows - o mais comum nas intranets porque depende do login de windows,
.NetPassport - o mais comum no microsoft.com
Forms - o mais comum na internet para quem nao gosta de ter muito trabalho (o meu caso)

Como eu queria fazer um site com um acesso de "visitante", um de "Utilizador", outro de "poweruser" e outro de "Admin"
Pensei, na minha ingenuidade, e já que estou a usar "masterpages", coloco um painel na masterpage com o login,logout e a informação do utilizador, uso umas variaveis de sessão e já tá

Nas paginas usaria paineis e no load da pagina, consoante o que o bacano fosse, mostrava ou escondia os paineis
dava MONTES de trabalho, mas funcionava.

O que acontece é que, usando o roleprovider (se derem uma connectionstring vossa as tabelas serão criadas na vossa basse de dados, caso contrario usa a string estiver no machine.config) os roles são geridos dentro do site

adicionando um control que se chama "loginview" (é um "container" especial) todos os elementos que estiverem dentro dele só aparecem consoante o user estiver autenticado ou pertencer a um determinado "role". Assim. Automático. Sem espinhas

O provider de membership pode ser o active directory ou tambem pode estar numa tabela e, com a associação de roles, está toda a segurança do site feita. Este conjunto de elementos ainda tem um "criação de utilizador" (com passos para informação custom do site), alteração de password, login, logout, recuperação de password. Tudo já feito.

SMTP

Quando o site envia mails é possivel definir aqui qual é o ip/nome do smtp quie se vai usar, uncluindo o resto todo de definições (timeout, porto etc)

Espetáculo.

Sunday, September 3, 2006

PORQUE?!?!?

resposta curta e objectiva: Porque sou doido!

Porque vi os albuns do Photoshop, do acdsee, do jalbum, e de mais umas quantas pessoas que não estão satisfeitas com estes albuns que acabei de referir.

Sou fotografo da treta no www.photosig.com e acho bem que eles só deixem colocar uma photo de 3 em 3 dias. é um site bem simpático mas a ifnromação da fotografia é toda colocada à mao,

Tambem estou registado no www.fotothing.com e chateiam-me as 10 fotos por dia porque a qualidade desce imenso e encontram-se por lá coisas horriveis equiparadas a fotos. Lê informação EXIF da foto. Alem disso a compressão das fotos é enorme. Chegava uma foto por dia. As criticas não são bemvindas e dizer o que se pensa de uma foto dá uma discussão de todo o tamanho.

Desde há uns tempos para cá que fiz uma página aqui em casa para escrever coisas em ficheiros JPG como complemento à informação da fotografia (que já lá está). Tinha um "sonho" que era, de alguma maneira, aproveitar toda essa informação para navegar pelas fotos. Coisas parvas do genero "tenho fotos desde que a minha sobrinha nasceu e assim consigo vê-la crescer" , por exemplo. Tambem tenho uma chave do googlemaps que me vai deixar desenhar um mapa com bandeirinhas de todo o lado onde tirei fotos. Mariquices!

O processo de load no photoalbum é bastante fácil a comparar com o photosig e fotothing. Basta fazer um upload da fotografia para uma directoria no servidor (ainda não disponivel) e ele vai validar o autor da fotografia contra os vários fotografos registados e, com isto, associa a fotografia ao utilizador. É o único requisito - preencher o nome do fotografo - para fazer um upload. Isto (bem como o resto das tags) pode ser feito com o Windows Explorer, Photoshop, ACDSee, Elements ou outro sftw que deixe escrever tags exif nas fotos.

Com a leitura da fotografia é lido o equipamento que tirou a fotografia, o software que a criou, abertura, iso, flash, etc etc.
Se a fotografia tiver um evento, um local, varias keywords essa informação também vai ser guardada.

Nada disto está perfeito (vejam os '?' associadas ao ricardolas na homepage) mas acho que está a andar bem.

Ainda estou indeciso entre o portugues e o ingles

Divirtam-se a ver, por exemplo, a partir de http://photoalbum.aminha.tv/viewpic.aspx?PicId=1405 . Já podem criar contas de utilizador (por enquanto as vantagens são nulas). Depois disso podem ser convidados pelos fotógrafos existentes (ou seja.. eu ou o xico) para se tornarem fotógrafos tambem (ainda não disponivel) e terem um perfil de fotógrafo.

Sunday, June 25, 2006

Validação de form no cliente - Client-Side Validation

Uma pagina de inqueritos baseada em sql-server + asp e .net.
o ASP porque o site está em ASP e o .NET porque é muito mais facil, muito mais eficiente e assim o "post-processing" fica "à parte". 5 tabelas simples
Questionários
Perguntas
Respostas
Detalhes respostas
Grupos de Opções - mariquice para que, sempre que entre "país" nao se tenham que estar a escrever as opções todas. basta dizer que a pergunta x é baseada no grupo y.

Baseado no principio "alguém já deve de ter sofrido deste mal" pesquisei um pouco e encontrei 2 links:

http://www.xs4all.nl/~sbpoley/webmatters/formval.html

http://www.shiningstar.net/articles/articles/javascript/javascriptvalidations.asp?ID=ROLLA

Os dois me ajudaram a escrever uma coisa incompreensivel que é o javascript. Fora isso cada um me ajudou à sua maneira.

O 1º ajudou-me a evitar o excesso de "alerts" de javascript. De cada vez que se carrega no submit aperece uma caixinha, carregar no "OK", emendar, submeter, caixinha, "OK", emendar... Deste modo tenho uma area de erro ao lado de cada pergunta e que, silenciosamente, diz o estado do preenchimento do campo.

O 2º ajudou-me a validar comboboxes de seleção multipla (para alem de me darem a conhecer a existencia destas) e alguns tipos de validação para outros campos não previstos no 1º (que prontamente adicionei a copy paste alterando alguns parametros e valores).

happy programing

Sunday, May 14, 2006

Erro de file sharing no windows

Em casa tenho 2 pc's ligados em rede com um cabo. Para efeitos práticos estão em rede. Isto deixa, por exemplo, ter só uma impressora.

De há uns tempos para cá tenho tido o erro "Not enough server storage is available to process this command." e vai-se a ver... são 200gb de disco com 1gb de RAM o que dá toda a pinta de erro de "não sei o que queres fazer nem sei onde isto rebentou.. por isso é melhor dizer qualquer coisa que não vás perceber e ficas satisfeito". tambem quer dizer que "tenho todo o acesso ao registry e sei que está lá um valor que até podia ser maior mas era muito complicado mudar portanto deixa cá os utilizadores fazerem para eu poupar 4 linhas de código". Ou se calhar é uma estratégia para aumentar as visitas ao site do Bill.

Como diz o RJO, "google is your friend" e encontrei um blog que me apontou para a solução (ou possivel porque ainda nao fiz boot) que está em http://brandon.fuller.name/archives/2004/09/29/09.51.16/

Para vos poupar leituras a possível solução está em

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;177078

Fixe :)

Sunday, May 7, 2006

Inserções e listagem de conteudos de tabelas em .NET 2.0

Pelo que percebi até agora, a gridview nao permite fazer inserções. A opção está lá mas, simplesmente, não se consegue.


A maneira mais facil de fazer a coisa é acrescentar uma detailsview com o mesmo sqldatasource e com "defaultmode" = insert e com o insert ligado (se não tiverem escolhido "allow insert" o botao de insert nao vai aparecer).


coisa simpatica é alterar o template de insert (que só aparece quando o select usado nao tem linhas) e dizer "use o quadro abaixo para inserir uma nova linha" em vez de deixar a coisa em branco.

Thursday, February 2, 2006

USB's sem Funcionar

Ainda fiquei mais maluco do que sou. os meus discos externos, o leitor de cartões -> "unknow device". Tou tramado!

Desliguei na MBoard o USB2.0 e deixei ficar só o 1.1 e a coisa funcionou toda. Pensei "lá se foi o usb2.0" como se desse para ser algum fusível de carro ou disjuntor disparado.

Opção tomada : (citando um amigo meu) "Atirar dinheiro para o problema até que ele se resolva". fui ao site da vobis ver se tinham placas PCI-USB2.. e tinham :) . penso em apontar para a vobis, aquela emoção de abrir o pc, montar uma placa, ligar o PC e ver que tudo funciona na mesma. Gosto de emoções fortes!

Lembrei-me de um erro que aquilo de vez em quando dá "the memory cannot be read x99999999" e pensei "se calhar tenho cáca na memoria" (pode haver crianças a ler isto... qualquer criança hoje sabe o que é um usb2.0).

"VOU ABRIR O BICHO". Anestesia, luz, luvas, bisturi,,, lá estava o pobre de barriga aberta. Retiro 512 de memoria (tenho 1gb). Ligo o PC. Ligo o USB2 e tudo funciona?!?!?! como é que tudo funciona!?!? (lá se foi o meu sonho de ir a vobis fazer compras).

Vi as minhas músicas, as minhas fotos. Que alivio. Desligo. Volto a por os 512 de RAM. Ligo. TUDO FUNCIONA! Espetáculo!